sábado, 11 de setembro de 2010

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Título Original: Dead Poets Society
Direção: Peter Weir
Elenco: Robin Williams, Robert Sean Leonard, Ethan Hawke, Josh Charles, Gale Hansen.
Prêmios: Muitos, entre eles o Oscar de melhor roteiro.



IMPORTANTE: Contém SPOILERS, aliás o texto todo é um SPOILER
Parece que foi ontem, mas em 1990/91 todo mundo só falava de 'Sociedade dos Poetas Mortos'. Eu era criança e demorei um pouco para ver, mas lembro exatamente do dia em que minha prima Elisa chegou em casa falando do filme. A história do professor de literatura que, por meio de aulas fora do padrão de um rígido colégio interno na década de 1950, inspira os alunos a amar poesia e agir de acordo com seus desejos e sua inspirações conquistou o mundo. Como era de se esperar pouco tempo depois o filme se tornou um dos meus preferidos, mas tem uma coisa que eu nunca entendi: Porque o Neil se suicida no final?

Durante o filme todo ele 'encarna' o espirito do 'poeta morto' e os conceitos sobre ideais, vida e eternidade, mas no fim das contas dá um tiro na cabeça só porque o pai não quer que ele seja ator. Definitivamente não faz o menor sentido. E o que o Sr. Keating tem a ver com isso? Dando um tiro na cabeça ele estaria tornando sua vida extraordinária? Aproveitando o dia? Eu gosto é do Nuanda!!!


Charlie Dalton ou Nuwanda
Deixando isso de lado, o filme ainda me inspira e tê-lo assistido aproximadamente 78 vezes me faz uma pessoa melhor e mais feliz... talvez apenas melhor. Hoje tudo parece até meio clichê, mas há vinte anos não era e é um grande mérito do filme nos desafiar a fazer da vida algo mais, digamos, inspirador, mesmo que sejamos todos fracos e falhos.

Carpe Diem!

Um comentário:

  1. Vc lembra da anjinha que te presenteou com esse dvd??
    Saudade, beijos
    Karlinha

    ResponderExcluir