terça-feira, 3 de agosto de 2010

Re-Animator (EUA - 1985)

Gênero: terror
Direção: Stuart Gordon
Elenco: ninguém digno de menção
Prêmios: tá de brincadeira, né?

Meu primeiro videocassete foi um National (hoje Panasonic) G9 usado, em 1991, por aí. Nesse ano e no seguinte foi quando mais vi filmes na vida. Ainda vivíamos o boom do VHS, só no meu mísero bairro havia cinco (!) locadoras, mais umas três no bairro vizinho, e eu possuía ficha em todas. Meus pais e meu irmão mais velho sempre trabalharam, de modo que eu passava as férias sozinho em casa.

A solução? Pegar aquelas promoções de "leve cinco 'catálogos' e fique seis dias com eles". Ah, eu fazia a festa. Vi todos os James Bond, todos os filmes de terror imagináveis... e entre eles, lá estava este Re-Animator.

Na minha memória afetiva era um filme tosqueira de zumbis, com sanguinolência, peitinhos e humor negro (tudo de praxe à época) que se destacou pela cena em que uma cabeça decepada faz sexo oral na vítima. O resto fui lembrando semana passada, conforme ia revendo.

E não é que o filme continua legal? A história é simples, porém original: um jovem cientista maluco resolve levar adiante as idéias de seu antigo professor, usando um soro verde fluorescente que ultrapassa a barreira dos 12min sem oxigênio; óvio que as coisas saem do controle e logo os zumbas estão barbarizando geral no necrotério do hospital da universidade onde os protagonistas estudam.

Ignore as óbvias falhas do roteiro, coisa típica de filme B, e se divirta: os efeitos e a maquiagem não envelheceram, continuam legais, o humor negro continua até mais chocante, dados os tempos politicamente incorretos, e os personagens, ao contrário das produções de terror com jovens da época, têm profundidade, não são meros babacas esperando serem mortos. Você torce por eles.

Enfim uma ótima diversão bizarra. Só não recomendo ver com a namorada. Vi com a Carolina Molina e ela odiou.

Curiosidade: baseado, dizem, em uma história de HP Lovecraft, mas não sei qual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário